Busca no Site:
 
 
Causas da Diabetes
 
A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia – a glicose. Muitos dos alimentos que ingerimos são transformados em glicose no nosso aparelho digestivo. Ela resulta da digestão e transformação dos amidos e dos açúcares da nossa alimentação. Depois de absorvida, entra na circulação sangüínea e está disponível para ser utilizada pelas células. Para que a glicose possa ser utilizada como fonte de energia é necessária a insulina.

A hiperglicemia (taxa elevada de açúcar no sangue) que existe na diabetes deve-se, em alguns casos, à insuficiente produção, noutros à insuficiente ação da insulina e, freqüentemente, à combinação destes dois fatores.

Se a glicose não for utilizada acumula-se no sangue (hiperglicemia) sendo depois expelida pela urina.

O pâncreas, que está junto ao estômago, fabrica muitas substâncias, entre elas a insulina, fundamental para a vida. A sua falta ou a insuficiência da sua ação leva a alterações muito importantes no aproveitamento dos açúcares, das gorduras e das proteínas que são a base de toda a nossa alimentação e constituem as formas de energia do nosso organismo.

Existem vários tipos de diabetes, mas de longe, a mais freqüente (90% dos casos) é a chamada Diabetes Tipo 2.