Busca no Site:
 
 
Diabetes Mellitus Tipo 1 (insulinodependente)
 
Os doentes com Diabete Tipo 1 podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações. Para tal é necessário que façam o tratamento corretamente, o objetivo do tratamento é manter o açúcar (glucose) no sangue o mais próximo possível dos valores normais (bom controle da diabetes) de modo a:
• Sentirem-se bem, isto é, sem quaisquer sintomas
• Prevenir o desenvolvimento das complicações tardias da diabetes – doenças nos olhos, rins, perda de sensibilidade e má circulação dos membros inferiores e doenças cardiovasculares (enfartes do miocárdio e trombose cerebrais).
• Diminuir o risco das descompensações agudas – hipoglicemia, hiperglicemia e cetoacidose.

O tratamento engloba:
- Insulina
- Alimentação
- Exercício físico
- Educação do diabético, que inclui a autovigilância e o autocontrole da diabetes através de testes ao sangue e, em alguns casos, de urina, feitos diariamente pelo doente e que permitem o juste da dose de insulina e da alimentação.

Em termos práticos, a alimentação aumenta o açúcar no sangue (glicemia), enquanto a insulina e o exercício físico a diminuem. O bom controle da diabetes resulta assim do equilíbrio entre estes três fatores.
Os testes feitos diariamente pelo diabético informa-o se o açúcar no sangue está elevado, baixo ou normal e permitem-lhe adaptar, se necessário, os outros elementos do tratamento (alimentação/insulina/exercício físico) – autocontrole.