Busca no Site:
 
 
Alimentação
 
Por que motivo deve o diabético ter cuidado com a sua alimentação? Porque é indispensável que os três componentes da terapêutica da diabetes – a alimentação, o exercício físico e a medicação oral ou a insulina – estejam interligados. É impossível obter um bom controle metabólico se algum dos componentes falhar.

Mas isso quer dizer que os diabéticos têm de fazer uma dieta especial, recorrendo a alimentos especiais ou a ementas complicadas?

Não. Assim como eliminar os doces da alimentação não é condição suficiente para se obter um bom controle, o uso de alimentos especiais e a adesão a dietas muito restritivas e monótonas também não são as atitudes ideais.

O indivíduo diabético deve seguir um plano alimentar saudável, recorrendo a alimentos disponíveis, prática que deveria ser comum a todas as outras pessoas não diabéticas. O termo “dieta”, tal como é interpretado pela maior parte das pessoas, não tem sentido.

Todo o ensino que é feito relativamente à alimentação permitirá que o diabético escolha e conjugue os alimentos de modo mais adequado às suas necessidades individuais, em energia e em nutrientes e que, finalmente, adquira hábitos alimentares equilibrados e saudáveis. Por este motivo é importante e até vantajoso, tanto para o diabético como para os seus familiares, que estes últimos se envolvam e participem neste processo educativo.